sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como será a Casa de Cultura de Santa Maria?

Comunidade santamariense é convidada a opinar através de questionário na internet 

No dia 10 de maio passado a Prefeitura de Santa Maria, através de sua Secretaria de Município da Cultura e da Associação de Amigos da Casa de Cultura, lançou o projeto de restauração e readequação da Casa de Cultura, quando representantes de todos os segmentos culturais foram convidados a participar do processo, formando o grupo que dará sua linha de desenvolvimento através de um planejamento participativo. 

Na ocasião, foi apresentado o histórico do projeto e a lógica de sua construção aos representantes dos segmentos de ensino, artes visuais, dança, música, literatura, teatro, cinema e vídeo, folclore e tradição, memória e patrimônio e entidades de classe da cidade. Cada segmento elegeu duas pessoas para os representarem durante o processo, sendo estas entrevistadas nos dias 11 e 12 de maio pelo Prof. Ms. Alberto Bracagioli Neto, profissional contratado para conduzir o planejamento participativo. As entrevistas deram a base para a formulação do questionário que, a partir de hoje, dia 25 de maio, está disponível no endereço eletrônico http://infindha.org/santamaria, para que toda a comunidade possa opinar sobre os itens que deverão compor o projeto da Casa de Cultura de Santa Maria. O formulário estará aberto para preenchimento até o dia 9 de junho de 2011. Fácil e rápido de preencher, basta que os interessados acessem o endereço e respondam as cinco questões propostas. 

Nos dias 21 e 22 de maio, a equipe coordenada pela arquiteta Berenice Pinto da Costa, especialista em patrimônio arquitetônico, iniciou as medições e registros fotográficos dos espaços da Casa de Cultura, colhendo os dados para a elaboração do levantamento cadastral – fase inicial que dará a base técnica do novo projeto arquitetônico do espaço. 

No dia 21 de junho está pré-agendada uma oficina com os representantes dos segmentos culturais para apresentação dos resultados do processo participativo e equacionamento das variadas percepções. O relatório conclusivo será disponibilizado à comunidade cultural partir de 1º de julho. 

O relatório final do planejamento participativo e o levantamento cadastral completo devem fornecer subsídios legítimos para determinar quais espaços a Casa de Cultura abrigará a partir desse novo momento. A partir daí, serão elaborados os projetos arquitetônico e complementares exigidos pelas leis de incentivo à cultura, onde se buscará o financiamento para restaurar e readequar o imóvel. 

O cronograma preliminar prevê que a primeira fase do projeto (planejamento participativo e levantamento cadastral) esteja concluída até julho de 2011. Até o final do ano, os demais projetos serão elaborados para encaminhamento às leis de incentivo à cultura. Naquelas instâncias o período de trâmite varia, mas há uma previsão de que as obras iniciem a partir do primeiro semestre de 2012, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2013. 

A Prefeitura de Santa Maria é realizadora do projeto financiando, através do convênio com a Associação de Amigos da Casa de Cultura, a contratação dos profissionais que estão atuando no projeto e subsidiando, através do Escritório da Cidade, a elaboração de parte os projetos complementares. A gestão do projeto está a cargo das produtoras Cida Planejamento Cultural e Lahtu Sensu Administração Cultural.
_______________________________________________________________________________________________
Informações: 

Secretaria de Município da Cultura / Secretária Iara Druzian / (55) 32172395 / culturasm@hotmail.com /http://www.santamaria.rs.gov.br/cultura/index.php
Gestores Associados
* Lahtu Sensu Administração Cultural/Lucia Silber / (55) 30263714 / lucia@lahtusensu.com.br / www.lahtusensu.com.br
* Cida Planejamento Cultural/Maria Aparecida Herok / (51) 32198983 / Cida@cidaplanejamentocultural.com.br / cidaplanejamentocultural.com.br

Um comentário:

  1. É muito bom que a Terra santa tenha seu local prṕrio para a arte e cultura!

    ResponderExcluir